Plantas no quarto fazem mal à saúde?

O mito 

Provavelmente já todos ouvimos dizer que colocar plantas no quarto não é boa ideia.

Este mito diz que as plantas, durante a noite, param de fazer fotossíntese e fazem respiração aeróbia competindo com o ser humano por oxigénio. Será verdade?

O que diz a ciência

Tanto plantas como animais fazem respiração aeróbia durante todo o dia, consumindo oxigénio e liberando dióxido de carbono.

As plantas, por seu lado e na presença de luz solar, fazem fotossíntese. Esta é o processo de produção de energia das plantas a partir do dióxido de carbono da atmosfera. Assim estas durante o dia consomem dióxido de carbono e produzem oxigénio. É assim que o oxigénio que nós humanos respiramos é produzido, através da fotossíntese das plantas.

À noite, na ausência de luz solar, a fotossíntese cessa e as plantas continuam tal como os humanos a respirar consumindo oxigénio e libertando dióxido de carbono. A grande diferença está na quantidade de oxigénio consumido.

O consumo de oxigénio pela planta durante a noite é tão pequeno que não afeta o oxigénio disponível para nós. Para além disso os nossos quartos são arejados o suficiente para que haja renovação constante do ar.

Pense nisto: quando dorme acompanhado, preocupa-se que a pessoa ao seu lado consuma demasiado oxigénio? Claro que não. Da mesma maneira não precisa de se preocupar com o consumo da planta, que é francamente menor do que o dos seres humanos!

Origem

Há várias origens possíveis com este mito, mas uma das mais prováveis tem a ver com de facto de a maioria dos hospitais não permitir plantas nas enfermarias. Isto na verdade não tem a ver com a respiração aeróbia noturna das plantas, mas com a possível presença de bactérias na terra dos vasos que se podem disseminar e pôr em causa a saúde dos pacientes.

No entanto, apesar desta regra dos hospitais, vários estudos sugerem que a presença de plantas na enfermarias pode ser benéfica para a saúde emocional dos pacientes acelerando a sua recuperação.
Leia mais sobre o assunto aqui:

http://indianapublicmedia.org/amomentofscience/sleeping-with-plants/

http://horttech.ashspublications.org/content/18/4/563.full

http://commons.pacificu.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1470&context=pa

 

Crédito da foto: http://unsplash.com/@marksolarski
Advertisements

2 thoughts on “Plantas no quarto fazem mal à saúde?

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s